Nossa Visão - Liderança:
Ser instrumento de Deus para o crescimento espiritual e pessoal de cada Adolescente.

Nossa Missão - Liderança:
Capacitá-los para desenvolverem seus dons espirituais manifestos e latentes na igreja e também na sociedade para serem agentes de transformação.

Email Marcados: marcadosibmt@gmail.com

REDES SOCIAIS (clique sobre a palavra): ORKUT / TWITTER / YOUTUBE


domingo, 2 de maio de 2010

O Salmo 73 e os dias atuais.


O Salmo 73 e os dias atuais

Fiz uma reflexão no texto acima, baseado numa aula no Seminário Betel/RJ, onde estudo. O autor, Asafe, salmista de mão-cheia, revela certas amarguras incomuns (ou nem tanto) para alguém que vivia no templo e no serviço do Senhor. O texto tem muitas coisas em comum com os dias de hoje do que pensamos...

1)Asafe sabia quem é Deus
Isso ele deixa claro já no versículo 1. Deus é verdadeiramente bom. Para com ele, comigo, com você e, talvez fique chocado, até com os que não O seguem. Essa verdade tem ficado de lado no meio evangélico. Hoje, bons são os líderes (nem os chamo mais de pastores, pois isso eles não são e ainda queimam o bom nome dessa vocação importante). Infalíveis, irrefutáveis. Suas palavras são mais importantes que a Palavra. Deus os obedece, e também àqueles que seguem suas sandices.

2)Asafe começa a desviar o foco de Deus e passa a olhar o “sucesso” dos ímpios
Ele fala de sua amargura por ver as conquistas, sucessos, prosperidade dos ímpios, maus, perversos... Seus olhos não estavam mais em Deus, mas nas circunstâncias. Essa é uma realidade que acontece, infelizmente, em muitas igrejas. Muito em função do que é pregado por aí, que usa e abusa do direito de manipular a mente de incautos, e até mesmo da falta de preparo teológico sobre a verdadeira essência da Palavra. Há pessoas que, ao não receberem “mais de Deus”, desviam-se por não aguentar a pressão de viver o sofrimento. Queridos, JESUS (fiz questão de colocar em caixa alta o nome dEle) disse que teríamos aflições! Ao mesmo tempo, Ele venceu o mundo e prometeu que estaria conosco todos os dias. Passar pelas lutas faz parte da vida do discípulo de Jesus. Vencê-las, por vezes, nos é possibilitado. Entretanto, nem sempre ganharemos todas. E mais: o padrão de conquistas do mundo não serve de parâmetro para o verdadeiro crente. Ter dinheiro, carro do ano, vários imóveis, um tremendo emprego, etc.; nada disso deve ser prioridade para o cristão. Eu disse prioridade. Não seria irresponsável de defender a miséria ou total celibato diante dos “prazeres do mundo”. Mas, devemos refletir sobre o verdadeiro valor e estabelecer o juízo correto sobre o que são as conquistas fáceis oferecidas aos crentes em oposição ao prêmio maior ofertado por Deus: a certeza da salvação.

3)Asafe humilha-se e reconhece sua ignorância diante de Deus
Quase no final do capítulo, o salmista faz um mea-culpa e reconhece que olhou demais para “a grama do vizinho” (terminologia bem empresarial essa, né? Rsrs...). Deus sempre nos dá uma segunda chance. Para Asafe, antes tarde do que nunca, era o tempo de reconhecer que não devia olhar para o sucesso do vizinho pois não é esse o parâmetro de sucesso que Deus escolheu para os seus. Ele deseja que nós, Seus filhos, o sigamos por amor e por confiar em sua promessa. Deus é fiel não por causa do que Ele pode te dar materialmente, mas especialmente por ter oportunizado em Cristo Jesus algo que jamais alcançaríamos: amar-nos ao ponto de enviar Seu filho para nos resgatar.

4)Asafe encerra o Salmo voltando-se totalmente para Deus
Após reconhecer que errou ao olhar para os ímpios como “modelo de sucesso”, Asafe retorna os olhos para Deus. Seu alvo era serví-Lo, anunciar Seus feitos a todos. Essa é a lição que fica para nós; regressar para Deus ainda melhores, mantermos os olhos fixos nEle e serví-Lo de maneira que outros possam ver Seu amor através de nós. Não o “sucesso” do mundo, que é medido por conquistas que hoje são grandes mas amanhã podem virar pó, mas por um sucesso com “S” maiúsculo mesmo, que é medido pela transformação do caráter, da mente, do comportamento, do coração, uma mudança interna que impacta a todos ao nosso redor.

Que possamos viver isso. Ainda que desviemos nosso olhar dEle, Ele está nos esperando, pronto para ajudar e capacitar para serví-Lo com excelência.

Texto de Sergio Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário